Como ajudar de verdade uma pessoa que está em uma crise de ansiedade?
- Nathália Souza

- 10 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de abr. de 2023
A ansiedade , junto com a depressão, são as doenças mentais mais diagnosticadas na atualidade. Então se você não é uma pessoa com ansiedade, provavelmente você convive ou já viu uma pessoa ansiosa. E nesta hora pode ser um desafio saber o que fazer.

Por isso é importante lembrar que cada indivíduo reage de forma diferente a uma crise de ansiedade e que há falas que pioram o quadro, que mesmo sem intenção sendo boa, você pode gerar o efeito contrário fazendo a pessoa se sentir pressionada ou julgada.
A primeira coisa a se saber para ajudar uma pessoa em crise é: pergunte o que a pessoa espera de você neste momento. O famoso “Como posso ajudar?”. Não tente adivinhar e se não souber o que falar, as vezes é melhor ficar em silêncio do que falar coisas que vão prejudicar mais a pessoa.
Frases como “Fique calmo”, “Não é grande coisa”, “É besteira”, “Porque você está tão ansiosa?”, “Você não tem motivos para estar assim”, “Isso é coisa da sua cabeça” ou “Supere isso”, são frases que além de gerar mais ansiedade, também podem gerar uma sensação de que a angústia sentida está sendo menosprezada.
Assim como uma pneumonia ou uma diabetes, a ansiedade é um problema de saúde. Dizer a alguém para “superar isso” é insensível e sinaliza uma relutância em ajudar a pessoa a lidar com uma condição que é crônica.
Afinal, como ajudar de verdade uma pessoa ansiosa?
Buscar oferecer segurança, ser empático, mostrar que você sabe que é um momento de sofrimento para ela e que você a apoia é muito importante.
Levar a pessoa para um local mais reservado e calmo, procurar deixá-la em uma posição confortável e convidá-la a regular a respiração também pode ajudar.
É muito importante que a pessoa se sinta acolhida, perceba que não está sozinha e que não corre perigo. Diga para a pessoa que você está ali para ela e apoie essa fala com ação: fique com ela pelo tempo necessário.
Frases como “Não tenha medo do que vão pensar, só você sabe o que passar e o que sente”, “Vamos pesquisar juntos o que fazer para cuidar disso?”, “Você está segura, eu vou ficar ao seu lado”, “Nós vamos superar isso juntos”, “Como você gostaria que eu te ajudasse?”, “Não se culpe, ninguém escolhe passar por isso”, “Posso ficar aqui até passar? mesmo que seja só para fazer companhia”, são frases que podem AJUDAR MUITO no momento.
O ideal também é entender que esse é um quadro de saúde onde a pessoa precisa buscar ajuda profissional, ENTÃO estimular a pessoa a procurar um psicólogo é imprescindível, assim como, atendimento médico caso seja necessário.
Mesmo não sendo um profissional da saúde você PODE AJUDAR e muito em um momento de crise de alguém. Quando se perceber ou perceber uma pessoa ficando cada vez mais ansiosa, expresse sua preocupação e oriente a procurar acompanhamento psicológico.



Comentários